ORIGEM DOS TERMOS "INFLUENZA" E "GRIPE"


Imagem do The New England Journal of Medicine.
Morens, D., Taubenberger, J., & Fauci, A. (2009). The Persistent Legacy of the 1918 Influenza Virus New England Journal of Medicine, 361 (3), 225-229 DOI: 10.1056/NEJMp0904819

Para a introdução do artigo com Ariadne:

ORIGEM DOS TERMOS "INFLUENZA" E "GRIPE"

ORIGEM DOS TERMOS "INFLUENZA" E "GRIPE" / ORIGIN OF THE TERMS "INFLUENZA" AND "GRIPPE"

[ETIMOLOGIA MÉDICA / MEDICAL ETYMOLOGY]

O termo "influenza" origina-se da língua italiana, a qual recebeu a palavra do latim medieval "influentia".

O vocábulo "influenza", no sentido de doença, teria sido utilizado pela primeira vez por Gagliarde (provavelmente um médico italiano), em 1733, significando “influência”, desastres do céu.

Nessa época prevaleciam as doutrinas que associavam os distúrbios físicos aos fenômenos astrológicos. As pessoas acreditavam que todos os fatos terrestres eram governados pelos céus, ou seja, a enfermidade "influenza" teria surgido pela "influência" das estrelas.

A palavra "gripe" provém do francês "grippe" e equivale ao termo "influenza". O vocábulo francês "grippe" era empregado no início do século 14 com o sentido de "gancho" ou "garra". Na primeira metade do século 17, o termo "grippe" era utilizado com o sentido de "capricho, desejo repentino".

A partir do século 18 "grippe" passou a denominar "o catarro epidêmico", em uma extensão do sentido de "capricho", provavelmente pelo fato da doença ser adquirida de modo repentino, como um desejo caprichoso do destino.


REFERÊNCIA:
Haubrich WS (1997) Medical Meanings: a Glossary of Word Origins. Philadefphia, Pennsylvania, American College of Physicians.

Comentários

William Fontana disse…
Sempre gostei de estudar a etmologia das palavras, no caso da gripe, nunca havia parado para pensar. Estou escrevendo um livro chamado 'Anticorpos' em que relato numa alegoria um paralelo entre as doenças e todos os males do mundo. Afinal o termo Deonça, vem do latim dolentia que significa dor, vc sabia?

Postagens mais visitadas deste blog

O SEMCIÊNCIA mudou de casa

Aborto: um passo por vez

Wormholes